A surpresa

“Surpresas sempre são ruins”. Quando ouvi isso me limitei a balançar a cabeça com semblante de quem observa um animal morto, e dizer que não. Sem argumentos prontos e foco em outro assunto (moléculas interessantíssimas), foi só. Mas é um tipo de comentário amargo, pessimista ou no mínimo provocante.

Deixe-me pensar: rotina x imprevisível. Sou toda teorias. Zona de conforto, a pessoa espera sempre o que imagina. Não sai do comum, não se permite fugir disso. Provavelmente não se deixa levar e preza pelo equilíbrio incontestável de sua agenda. Afinal qual é o problema em descobrir? Porque as pessoas desprezam a criatividade até que ela se torne notória? Porque ignoram – diferente de não acreditar nele – o destino? Será que começar a fazer caminhos diferentes para casa, mudar o lado da rua, desistir ou inventar um compromisso é tão assustador assim?

A espontaneidade é por natureza imprevisível. Isso assusta. Mas aquilo sobre o que cultivamos medo geralmente nos fascina também. Eu acho que seria ótimo e extremamente confortável ter um roteiro, saber as falas e os movimentos. Só que não ia passar de encenação. Deixaria de ser vida. E assim desaprenderíamos a lidar com situações, tanto extremas quanto cotidianas.

Mas o pior de tudo…  não teria mais festinha surpresa, carta de amigo,declaração por nada, empurrão para piscina. E as surpresas ruins que existem já não seriam aprendizado para nos tornarmos fortes e rápidos.Acelerando reações ou superando fatos

A vida sem surpresas seria um brinde ao tédio e à saúde sonolenta.

Roberta Amaral Damasceno

Blue monday - flickr

Anúncios
Comments
One Response to “A surpresa”
  1. Renan disse:

    Surpresas são revigorantes, gostei.
    que nao perca o hábito de escrever.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: